Skip to content

O Meu projeto VW Polo III (6N2) 1.4 TDI de 2001

Featured Replies

Comprei recentemente um VW Polo III (6N2) 1.4 TDI de 2001. Não percebo muito de mecânica, mas sou uma pessoa curiosa e tenho vindo a aprender aos poucos.

Desde que comprei o carro, fui identificando vários problemas. Alguns já consegui resolver, enquanto outros continuam pendentes. A maioria das reparações efetuadas até agora foram relacionadas com a estética e os interiores.

Quando adquiri o carro, as forras e os puxadores das portas dianteiras estavam danificados, mas já consegui reparar tudo. Os bancos traseiros também não rebatíam, problema que entretanto resolvi. O trinco do porta-luvas estava partido e foi igualmente reparado.

Outra situação que me preocupava eram as infiltrações de água, principalmente do lado do condutor. Depois de alguma investigação, descobri que o problema estava relacionado com as forras das portas, que não se encontravam devidamente isoladas. Após corrigir essa situação, consegui eliminar as entradas de água nessa zona.

A bagageira também apresentava infiltrações. Neste caso, a origem do problema estava nas borrachas de vedação dos farolins traseiros, que se encontravam deterioradas. Após a sua substituição, a entrada de água ficou resolvida.

Outra questão que me deixou apreensivo foi o facto de o circuito de refrigeração ganhar pressão excessiva no vaso de expansão. Acabei por substituir a tampa do vaso, uma vez que a válvula da tampa antiga já não funcionava corretamente, e tudo indica que o problema ficou resolvido.

Além disso, o carro perdia água pela bomba do limpa-para-brisas, componente que entretanto substituí.

O carro vinha apenas com uma chave. Entretanto, adquiri um cabo VCDS na internet e consegui programar uma segunda chave com sucesso.

Por fim, as mudanças entravam com bastante dificuldade. Após alguma pesquisa, descobri que o problema podia ser resolvido através de uma afinação relativamente simples do sistema de seleção da caixa de velocidades e da substituição de uma borracha do seletor que se encontrava deteriorada. Atualmente, as mudanças entram sem qualquer dificuldade.

Neste momento existem ainda algumas situações que gostaria de resolver e para as quais agradecia a vossa opinião.

1. Fuga de óleo na tampa do filtro de óleo

Esta é provavelmente a situação que mais me preocupa.

O carro está a perder óleo pela tampa do filtro de óleo. Já substituí o filtro e o respetivo o-ring, mas a fuga mantém-se exatamente no mesmo local. Encomendei uma tampa nova e estou a aguardar a sua chegada para verificar se o problema fica resolvido.

No entanto, disseram-me que a causa poderá não estar na tampa, mas sim num possível problema de ventilação do cárter, nomeadamente no tubo de respiro. Alguém já passou por uma situação semelhante?

2. Fecho centralizado avariado

As infiltrações de água na bagageira acabaram por danificar a bomba de vácuo do fecho centralizado.

Neste momento tenho as fichas elétricas das portas desligadas, porque os vidros desciam sozinhos sem qualquer explicação.

Além disso, o trinco da porta do passageiro não funciona corretamente. Consigo fechar o carro com a chave nessa porta, mas não o consigo abrir utilizando o mesmo método.

Alguém sabe se este comportamento é normal quando a bomba está avariada ou será um problema independente relacionado com a fechadura?

3. Suspensão e alinhamento da direção

Também preciso de substituir um sinobloco de um dos triângulos da suspensão, ou eventualmente o triângulo completo.

Neste momento o carro tende a desviar-se para a direita e, para o manter em linha reta, tenho de circular com o volante ligeiramente virado para a esquerda.

Antes de fazer o alinhamento da direção, pretendo resolver esta situação da suspensão.

Na vossa opinião, vale mais a pena substituir apenas o sinobloco ou trocar o triângulo completo?

Agradeço desde já qualquer dica ou sugestão que possam dar. Apesar de ainda estar a aprender, tenho gostado bastante de recuperar este carro e de resolver eu próprio muitos destes problemas. 😊🚗🔧

• Views 138
  • Created
  • Last Reply